Vencedor do Prémio do Público
De 8 a 10 de abril de 2025, a Valeo participou na Rematec, a maior feira mundial de renovação do setor automóvel, realizada no RAI Amesterdão, Países Baixos.
Além de apresentar novos produtos, a Valeo foi distinguida com o Prémio do Público para o Melhor Produto Renovado, ao vencer claramente com um total de 2.057 votos.
O prémio do público contou com o total apoio do júri da Rematec 2025, que reconheceu a Valeo como "um importante fabricante de peças automóveis e um ator-chave no mercado de pós-venda".
Colaborações com líderes do setor em novos produtos
A Valeo expande a sua oferta para incluir a renovação de componentes eletrónicos e de alta voltagem.
Durante a feira, a Valeo apresentou uma das gamas de produtos renovados mais completas do mercado, com o lançamento de três novas peças de alta tecnologia:
- Em colaboração com a Stellantis, a Valeo lançará no primeiro semestre de 2025 o seu primeiro farol LED renovado, juntamente com um ecrã desenvolvido no laboratório de Eletrónica Circular da Valeo em Nevers, França.
- Em colaboração com a The Remakers, a Valeo lançará na segunda metade de 2025 um inversor renovado totalmente novo para o Renault Zoe.
Estas inovações em renovação estão alinhadas com uma nova era marcada pela crescente presença de componentes eletrónicos nos veículos modernos.
Em 2024, a Valeo também lançou no mercado de pós-venda independente um atuador pneumático concêntrico renovado para veículos comerciais, e em 2025 lançará a embraiagem dupla húmida DQ250 (DWC), que cobre milhões de veículos em circulação.
Valeo Reman: uma solução eficaz para preservar melhor os recursos naturais
A renovação é uma das principais iniciativas circulares da Valeo no mercado de pós-venda e faz parte do programa 'I Care for the Planet', o compromisso da empresa para reduzir progressivamente o impacto ambiental do setor.
A renovação da Valeo, ao reutilizar materiais, reduz tanto a extração de novos recursos como a geração de resíduos industriais.
Os produtos renovados da Valeo contêm até 80% de materiais reutilizados. Com 55 milhões de toneladas de resíduos eletrónicos gerados todos os anos, descartar peças eletrónicas e elétricas devido a um único componente defeituoso é um desperdício e ambientalmente insustentável.
Nas palavras de Christophe Le Ligné, vice-presidente de I&D do Grupo Valeo e diretor técnico de Iluminação:
"Na Valeo estamos profundamente comprometidos com a renovação. A nossa ambição é duplicar o número de produtos renovados, atingindo os 2 milhões até 2030. Ao mesmo tempo, ampliamos a nossa gama para incluir mais produtos elétricos e eletrónicos. Este marco será alcançado graças à nossa capacidade de construir parcerias sólidas dentro do nosso ecossistema e oferecer produtos de alta tecnologia renovados."
Valeo Reman, tão bom como novo
Cada peça renovada passa pelos mesmos processos que uma peça nova:
- É recolhida, limpa e desmontada
- Os componentes são inspecionados individualmente, reparados ou substituídos, se necessário
- Por fim, é remontada e testada de acordo com os rigorosos padrões do setor automóvel
Promovendo a economia circular no mercado de pós-venda
Com mais de 40 anos de experiência na renovação de produtos elétricos e mecânicos, a Valeo trabalha com motores de arranque e alternadores, compressores, pinças de travão, DMF, embraiagens para veículos pesados e, mais recentemente, câmaras frontais para automóveis de passageiros, além de motores e baterias para bicicletas elétricas.
A Valeo também oferece tutoriais online através da sua plataforma Valeo Tech Academy, que inclui três novos módulos interativos para oficinas.
Além disso, o seu Programa de Parceiros Renovação 2025 classifica vários distribuidores europeus em categorias de Bronze a Ouro, oferecendo-lhes bónus exclusivos, serviços e acesso VIP a eventos.