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Permutador de filtro de partículas

Permutador de filtro de partículas

Os motores diesel estão largamente difundidos, graças à sua alta eficiência, baixo consumo de combustível e durabilidade. O inconveniente reside nas altas emissões de partículas e NOx. A solução mais eficaz para reduzir essas emissões é um filtro de partículas diesel (DPF). As normas sobre emissões de gases de escape para automóveis novos exigem a montagem de DPF em escapes de veículos diesel desde 2009, altura em que foi publicada a norma 'Euro 5'. Na realidade, muitos automóveis registados antes de 2009 já estavam equipados com DPF, antecipando a alteração nas normas. Habitualmente, os filtros de partículas diesel com fluxo de parede removem 85% ou mais da fuligem e, em certas condições, conseguem alcançar uma eficiência de remoção da fuligem próxima de 100%.

Alguns filtros são de utilização única, devendo ser eliminados e substituídos quando estiverem cheios de cinza acumulada. Outros são desenhados para queimar as partículas acumuladas, quer passivamente mediante a utilização de um catalisador, quer por meios ativos, como um queimador de combustível, que aquece o filtro a temperaturas de combustão da fuligem. Este efeito consegue-se programando o motor para funcionar (quando o filtro estiver cheio) de maneira a aumentar a temperatura do gás de escape ou a produzir altas quantidades de NOx que oxidam a cinza acumulada, ou por outros métodos. Este processo é conhecido como "regeneração do filtro".

A limpeza também é necessária como parte da manutenção periódica e deve realizar-se cuidadosamente, para evitar danificar o filtro. As avarias em injetores de combustível ou turbocompressores levando à contaminação do filtro com diesel não tratado ou óleo do motor também podem exigir uma limpeza. O processo de regeneração tem lugar a alta velocidade. Os veículos conduzidos exclusivamente a baixa velocidade em tráfego urbano podem necessitar de viagens periódicas a velocidades mais altas para limpar o DPF.

 

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