Volantes bimassa (DMF)

Volantes bimassa (DMF)

Volantes bimassa para a máxima eficiência do veículo e conforto do condutor. Cada segundo automóvel que sai da linha de montagem está equipado com um volante bimassa e esta percentagem de equipamento aumenta continuamente. O volante bimassa ajuda a filtrar as vibrações dinâmicas entre o motor e a caixa de velocidades. Graças a dois volantes independentes ligados por um rolamento ou uma bucha que incluem um sistema de amortecimento, o volante bimassa resguarda a sensível caixa de velocidades e o resto do veículo das vibrações de explosão do motor, desta forma aumentando o conforto de condução. Escolha Valeo:

 

  • Desenhados para um desempenho duradouro > O fio de mola de alta qualidade utilizado é o melhor entre os pares > Rolamentos de esfera e buchas de vida prolongada (dispensam manutenção) > O modelo de sistema de atenuação da fricção incluído é permanentemente estável
  • Desenhados especificamente para cada aplicação de veículo > Afinados com baixa rigidez, para a máxima redução de ruído > Desempenho de filtragem otimizado, para problemas de “ráter” e “expansão” > Aplicações para motores com binários de 200 Nm a 500 Nm
  • Conforto de condução melhorado - Conforto melhorado ao engrenar as mudanças de velocidade e durabilidade do sincronizador da caixa de velocidades graças á redução da inércia do disco de embraiagem > Consegue-se reduzir o consumo de combustível ao conduzir a velocidades mais baixas, devido à excelente redução de ruído

Entre os seus últimos lançamentos, a Valeo conta com aplicações como o Peugeot 308, Citroën C4, Opel Astra e Mercedes Classe A-B-C-S A Valeo propõe 3 soluções inovadoras: Volante Bimassa com amortecedor interno: A altas velocidades do motor, a carga centrífuga empurra as molas contra as guias de mola e produz fricção. Devido a tal fricção, o número de molas de bobina ativas diminui, pelo que a efetiva rigidez das molas aumenta e a capacidade de filtragem é reduzida. No volante bimassa com molas internas, o prato de pressão integra pequenas molas retas. Menos sensíveis à carga centrífuga, conseguem filtrar as vibrações.

Para algumas aplicações especialmente exigentes e, em particular, nos veículos de tração traseira (RWD), torna-se necessário obter um nível de vibrações extremamente baixo ao nível da entrada na caixa de velocidades. A tecnologia Valeo de amortecedores torcionais de baixa rigidez (LTD), desenvolvida para o amortecimento de transmissões automáticas, está integrada no volante bimassa para alcançar este objetivo. Volante bimassa amortecedor torcional de baixa rigidez Os volantes bimassa LTD reduzem significativamente as vibrações sentidas e o ruído do motor. Isso representa um passo importante para as tecnologias de filtração das cadeias cinemáticas.

 

Este avanço é especialmente importante, dado que os motores economizadores de energia que estão agora a ser desenvolvidos têm binários mais altos e, consequentemente, originam mais vibrações, em particular, a baixas velocidades. O volante bimassa LTD absorve as vibrações de binário geradas pelo motor e que se repercutem na transmissão, o que aumenta o conforto dos ocupantes do veículo. Dois dispositivos de filtração compactos conferem ao volante bimassa LTD as qualidades necessárias para se tornar um componente essencial para os futuros motores de altas prestações convencionais e também para cadeias cinemáticas híbridas, que estão sujeitas às mais severas restrições de instalação. A tecnologia LTD baseia-se em dois conjuntos de três molas que funcionam em série e sincronizadas por um prato de suporte traseiro. As molas retas são menos sensíveis à carga centrífuga do que as curvas. Assim, sofrem menos fricção, pelo que a filtração é mais eficiente do que com as molas curvas.

 

Adicionalmente à conhecida tecnologia de volante bimassa, o DMF LTD integra um amortecedor torcional de baixa rigidez desenvolvido pela Valeo para conversores de binário em transmissões automáticas. Esta combinação permite oferecer uma excelente filtração, especialmente durante o arranque, graças ao máximo deslocamento lateral de 80º, assim como um excecional nível de desempenho em todos os regimes do motor. O volante bimassa com amortecedor torcional de baixa rigidez Valeo oferece níveis de conforto que nunca antes tinham sido alcançados na maioria dos motores com consumo de combustível eficiente.

 

O nível de NVH (Ruído-Vibração-Desconforto) e a facilidade em engrenar as mudanças oferecem um notável conforto de condução até com os motores mais propensos a vibrações. Volante Flexível: A cambota curva-se sob a força das violentas combustões no interior dos cilindros do motor. Daí resultam oscilações no eixo do volante, que está aparafusado à extremidade da cambota. Os esforços que ocorrem entre os rolamentos e a cambota geram vibrações. Se não forem filtradas, o resultado é um rugido causado pelo motor, pela vibração axial do volante e por uma potencial vibração aumentada do pedal da embraiagem.

 

O volante flexível filtra as vibrações axiais transmitidas através da cambota do motor. Para esse efeito, insere-se uma placa flexível no lado do motor da massa do volante. A deformação da cambota persiste, mas não é transmitida ao volante, graças à placa flexível que reduz o ruído do motor a altas velocidades do motor, ao esforço de curvatura reduzido na cambota e ao baixo nível de vibrações no pedal da embraiagem

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