Dispositivos niveladores automáticos

Dispositivos niveladores automáticos

O ajuste dos médios tem de efetuar-se a cada substituição / reparação dos projetores. O risco de um ajuste deficiente pode incluir:

 

  • o encandeamento dos condutores em sentido contrário (um erro de 1% na afinação = encandeamento multiplicado por 20)
  • falta de visibilidade para o condutor (um erro de 1% na afinação = eficiência de iluminação 20 vezes pior a 50 metros)

Foram implementadas alterações na regulamentação, de modo a controlar o uso de lâmpadas de xénon. Os sistemas de xénon emitem uma luz tão brilhante, que até os médios encandeavam na área iluminada inferior. Por este motivo, foram promulgadas regulamentações em como deve estar instalado um sistema automático de ajuste, para assegurar que as luzes funcionem num nível correto, independentemente da carga do veículo. Embora os sistemas de halogéneo de quartzo possam ser instalados com nivelação manual (controlo pelo condutor), os sistemas de xénon têm de ser autonivelantes.

 

Isso requer características adicionais, como sensores de suspensão e motores de passo elétricos, para permitir identificar a mudança de posição e proceder à adaptação física. Todos estes fatores são controlados por uma ECU de iluminação. Os médios devem estar regulados para um certo alcance (entre -0,5% e -2,5%) A legislação prescreve 6 posições (dependendo da carga do veículo)

Para uma Web que se adapta a si, selecione o seu perfil.