Balastros eletrónicos
As fontes de luz xénon requerem alta tensão para serem ativadas. Dependendo da geração de xénon, as regras de montagem podem variar ligeiramente, mas mantém-se o princípio de que é necessário tomar medidas básicas antecipadamente para manipular e fazer a manutenção do sistema de xénon. O balastro e o arrancador emitem vinte mil volt (20 kV) durante o arranque das lâmpadas de xénon e, por isso, é essencial desligar a energia do sistema durante o procedimento de manutenção da iluminação.
Alguns veículos equipados com funções de conforto poderão desligar o sistema de iluminação conforme os eventos de introdução de chave ou abertura das portas, mas a variedade de veículos no mercado leva à constatação de que apenas uma bateria desligada pode proteger completamente os operadores de uma descarga de 20 kV.
As lâmpadas de xénon têm controlo de alta tensão e alta corrente, com 200 Hz de frequência em modo de regime estacionário. Estes sinais são potenciais fontes de anomalias eletrónicas no automóvel. Para cumprir a diretiva de compatibilidade eletromagnética (CEM) automóvel, o sistema é inteiramente blindado, desde o balastro ao conector das lâmpadas.