Secador acumulador

Secador acumulador

O secador acumulador é um componente que protege todas as outras partes do circuito A/C. Situa-se entre a saída do condensador e a entrada da válvula de expansão, no lado de alta pressão do circuito.

 

O secador acumulador tem diferentes funções:

  • Reter a humidade e contaminantes do sistema (durante a vida útil do secador acumulador)
  • Finalizar e segurar a condensação do líquido
  • Compensar as variações do volume de líquido
  • Garantir o retorno do óleo para o compressor

 

A reposição regular do filtro evita falhas graves do sistema e uma substituição dispendiosa dos outros componentes no sistema de ar condicionado. O secador acumulador deve ser substituído sempre que se abra o circuito.

Por exemplo, se o condensador ficar danificado após um acidente, o secador acumulador deve ser substituído, senão o dessecador deixará de reter a humidade no circuito e ficará saturado. Desempenha uma função muito importante, dado que o secador acumulador é higroscópico. Por isso, é essencial observar as regras básicas ao substituí-lo num veículo ou, de outro modo, o secador acumulador pode ficar danificado. Os secadores acumuladores são equipados com conectores obrigatórios que devem ser removidos o mais tarde possível, ou seja, mesmo antes da instalação.

 

Informação Valeo:

Substitua o secador acumulador, aproximadamente, a cada 3 anos. Se o secador acumulador não for substituído, o funcionamento do circuito deteriorar-se-á, correndo-se o risco de um colapso (válvula de expansão bloqueada, impurezas no circuito, etc.). Em qualquer caso, o secador acumulador deve ser instalado no circuito no último momento, mesmo antes de se proceder à aspiração.

Deixe-nos ajudá-lo

Você é

Para uma Web que se adapta a si, selecione o seu perfil.