Valeo recebe o prémio do júri no Zepros Awards

Valeo recebe o Prémio do Júri no Zepros Awards de l'Auto por seu engajamento e ações em termos de desenvolvimento sustentável, RSE e remanufatura

Valeo recebeu o Prémio do Júri para a sexta edição do Prémio Zepros, organizado pelo grupo de mídia Zepros para homenagear empresários automotivos. Este prémio reconhece as ações da Valeo para acelerar a transição para uma mobilidade sustentável e, em particular, o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, a Responsabilidade Social Corporativa (RSE) e a remanufatura.

A indústria automóvel iniciou a maior transformação da sua história para enfrentar os desafios do aquecimento global. Através do seu plano Cap 50, a Valeo está empenhada em reduzir a pegada de carbono de toda a sua cadeia de valor. O seu objetivo é contribuir para a neutralidade do carbono até 2050 e reduzir as suas emissões totais em 45% até 2030 *.

As tecnologias produzidas pela Valeo são regidas por quatro princípios ligados à circularidade, os "4Rs": design robusto, reparação, remanufatura e reciclagem. A remanufatura é uma pedra angular da estratégia ambiental da Valeo.

De acordo com o seu plano global de desenvolvimento sustentável, a Valeo lançou o programa "I Care 4 the Planet", que identifica iniciativas para limitar o impacto das suas atividades no planeta e ajudar os seus parceiros profissionais a contribuir para um mercado pós-venda mais sustentável.

Graças aos seus 40 anos de experiência, a Valeo reproduz anualmente cerca de um milhão de peças, e este volume deverá duplicar até 2030. Esta meta será atingida através do lançamento de mais de 550 referências a categorias de produtos existentes, e também graças ao alargamento das gamas de renovações em categorias de produtos mais técnicos.

Além de sua atividade de remanufatura, a Valeo também oferece produtos projetados para uma maior sustentabilidade desde o início. O Canopy é o primeiro limpa para-brisas concebido para reduzir as emissões de CO2 em 61%, em comparação com uma lâmina Valeo, que é representativa da maioria das lâminas vendidas no mercado europeu (**). Esse desempenho foi verificado pelo Bureau Veritas, um órgão independente.

Canopy é um limpador feito de mais de 80% de materiais naturais, renováveis ou reciclados, como açúcar de cana, óleos vegetais e negro de carbono de pneus reciclados. Uma maior proporção de materiais reciclados também é usada em outros componentes de lâmina de limpador Canopy, como estruturas metálicas e clipes de extremidade Canopy é embalado em cartão 100%, totalmente reciclável e impresso com tintas à base de água sem solvente.

Marlène Carrias-Iked, Vice-Presidente de Gestão Estratégica, Digital & Inovação - Serviço Valeo: "Temos a honra de receber o Prémio do Júri Zepros. Trata-se de um reconhecimento do compromisso da Valeo de reduzir o seu impacto no ambiente. A descarbonização da mobilidade deve ser acompanhada de uma maior circularidade e conservação dos recursos, incluindo no sector pós-venda".

Valeo e os outros sete vencedores do Prémio Zepros deste ano foram homenageados no palco do Elysées Biarritz, em Paris, no dia 12 de setembro.

* Tendo em conta a poupança de emissões gerada pelas tecnologias de eletrificação da Valeo instaladas nos veículos dos clientes.

** A lâmina plana Valeo Canopy, com uma borracha específica e embalada em caixa de cartão permite uma redução de emissões de CO2 de 61% em comparação com um produto Valeo Flat Blade representativo da maioria do limpador comercializado

Lâminas no mercado europeu, produzidas na Ásia, com uma borracha sintética e comercializadas em uma embalagem plástica.