Tecnologia ADAS: Sensores de estacionamiento Valeo

Sensor Valeo de Auxílio ao Estacionamento por Ultrassons e Anel de Desacoplamento
A tecnologia ADAS é cada vez mais fundamental para a experiência de condção.

Sensores de estacionamento Valeo: Uma parte essencial da tecnologia ADAS

A cada ano que passa, a tecnologia ADAS (Advanced Driver Assistance Systems - sistemas avançados de auxílio ao condutor) está a tornar-se cada vez mais poderosa e intrínseca à experiência de condução. Quer se trate de aviso de colisão frontal (FCW - Forward Collision Warning), sistemas de estacionamento automático (usando os sensores Valeo), sistemas de visão 360 (para estacionamento e auxílio a manobras de muito baixa velocidade), ou sistemas de aviso de saída da faixa de rodagem (LDW - Lane Departure Warning), conduzir hoje em dia não é o mesmo que era conduzir há vinte anos atrás. Além disso, a experiência de conduzir atualmente não será a mesma que nos anos vindouros.

Os sistemas ADAS representam um mercado em crescimento, esperando-se que, até 2025, 75% dos novos carros estejam equipados com câmaras traseiras/circundantes e sensores ultrassónicos, 100% dos novos carros estejam equipados com uma câmara frontal atrás do para-brisas, e que até 2030 5% dos novos carros estejam equipados com um sensor LiDAR frontal (a tecnologia que está a ser utilizada para desenvolver carros de condução autónoma).

A forte posição da Valeo no mercado

Dada a importância dos ADAS, tanto no presente como no futuro, a Valeo certificou-se de estar à frente e no centro da questão quando se trata de fornecer tecnologia ADAS à indústria automóvel, e detém atualmente uma posição industrial muito forte no setor.

A Valeo é líder mundial em sistemas de estacionamento e auxílio à condução, com mais de 30 anos de produção em grande volume, 30 milhões de sistemas fornecidos por ano, e 30% dos veículos novos a utilizarem sistemas ADAS fabricados pela Valeo.

Sensores de estacionamento por ultrassons

Um dos mais importantes sistemas avançados de auxílio ao condutor é o sistema de Sensores de estacionamento por ultrassons. Estes sensores são instalados nos para-choques e nos lados do veículo, para permitir a deteção de quaisquer obstáculos durante o estacionamento manual, o estacionamento automático, ou a condução a baixa velocidade, tal como em cidades e engarrafamentos de trânsito.

A Valeo tem sido pioneira no auxílio ao estacionamento por ultrassons desde 1991, mas em 2016 deu passos ainda maiores com o sistema Park4U® Remote. O Park4U® Remote permite realizar tanto o estacionamento perpendicular como paralelo, através da simples utilização de um smartphone. Utilizando sensores baratos, o Park4U® Remote deteta e mede os espaços disponíveis na lateral da estrada e, uma vez identificado um lugar de estacionamento adequado, o condutor é notificado e o próprio carro estaciona.

Sensores de estacionamento por ultrassons: Um mercado em crescimento liderado pela Valeo

Estima-se que desde 2021 cerca de 156 milhões de veículos na Europa estejam equipados com sensores de estacionamento por ultrassons, com o máximo de 16 sensores instalados por veículo. Isto significa que falta ainda equipar até 60% dos veículos com este tipo de sistemas (UPA, Ultrasonic parking sensors - sensores de estacionamento por ultrassons) até 2027, no que é um mercado em rápida expansão. Além disso, estima-se que o mercado de substituição anual dos UPA seja de 3,5 milhões de sensores na Europa, só em 2021.

A Valeo é um dos principais fabricantes de sensores de estacionamento no mercado, com mais de 1,5 mil milhões de sensores produzidos até à data. Há ainda um enorme potencial no mercado dos UPA para os próximos anos, logo que os sistemas ADAS se tornem o padrão do setor, tanto para fabricantes como para clientes.

Sensores de ultrassons Valeo: Uma gama forte e padronizada para o IAM

A gama padronizada de UPA da Valeo já incluía 1 suporte de sensores e 30 sensores. Os sensores passíveis de pintura, juntamente com a utilização de hardware e software de sensores normalizados, permitem uma gama racionalizada, ao mesmo tempo que cobrem um vasto número de fabricantes e modelos de automóveis. A gama era até agora compatível com 50 fabricantes e 210 modelos de automóveis (desde 2007 até aos dias de hoje). Beneficia também de ter produtos 100% originais e cativos, além de serem padronizados, fáceis de escolher e de manter em stock.

Em Maio de 2022 a Valeo lançou ainda mais referências de produtos para o mercado ADAS, com 16 novas referências de produtos para distribuição, que irão cobrir mais 6 milhões de veículos na Europa, 6 fabricantes e 36 modelos de automóveis.

Atualmente com um total de 46 referências, a Valeo oferece uma das gamas mais extensas de sensores de estacionamento OE para o mercado de reposição independente, abrangendo assim 56 fabricantes e 246 modelos de automóveis.

Num mercado pós-venda independente em contínua expansão, a Valeo tem a firme intenção de satisfazer todas as exigências.