Escolha o seu perfil:
Oficina
  • Distribuidor
  • Conductor

Longa viagem de carro: Controlos importantes antes das suas próximas férias

Controlos importantes antes das suas próximas férias
Pense na sua segurança e conforto antes de se fazer à estrada

Em breve, poderá iniciar uma longa viagem em direção ao seu destino de férias. Para garantir uma viagem sem problemas nem surpresas, é obrigatório fazer um "check-up" completo do seu carro: Quais são os aspetos mais importantes que precisam de ser verificados?

 

Para otimizar a visibilidade, certifique-se de que as suas escovas do limpa para-brisas estão em bom estado

Os seus limpa para-brisas ainda estão em bom estado? Com o tempo, se a borracha se partir ou se deteriorar, podem perder eficiência e não farão bem o seu trabalho; corre-se então o risco de não conseguir ver para fora do para-brisas. Felizmente, os limpa para-brisas são de mudança rápida e simples; pode fazê-lo na sua oficina local. Não se esqueça de verificar também os seus níveis de líquido de lavagem do vidro, voltando a enchê-lo se for necessário.

 

Teste as suas luzes para garantir que consegue ver bem e que pode ser visto pelos outros condutores

 

As luzes são essenciais para uma condução segura. Se uma ou várias luzes não estiverem a funcionar corretamente, a sua visibilidade ficará reduzida e ficará menos visível para os outros condutores. Antes de qualquer viagem longa, deverá verificar as suas luzes de travagem, os faróis e as luzes de nevoeiro, bem como as suas luzes de marcha-atrás e, claro, os seus piscas.

 

Os seus travões estão a funcionar bem?

 

Os travões sujeitos a uma manutenção correta asseguram que pode parar em segurança e controlar a velocidade do seu veículo. A sua oficina de confiança deverá verificar se as suas pastilhas e discos dos travões não estão desgastados, devendo também verificar regularmente os seus níveis de líquido dos travões e o ponto de ebulição, uma vez que uma quantidade suficiente de líquido dos travões assegura uma boa travagem. Esteja ciente de que um nível anormalmente baixo de líquido pode indicar quer uma fuga quer um desgaste das pastilhas dos travões. A cor do líquido também é um bom indicador geral e deve ter uma cor castanha dourada clara. O líquido dos travões deve ser mudado de dois em dois anos. 

 

Outros líquidos importantes a verificar

 

Para manter todas as partes mecânicas do carro a funcionar corretamente, o nível dos seguintes líquidos deve ser verificado 2-3 vezes por ano ou antes de cada viagem longa:
Nível de óleo do motor: O óleo do motor fornece lubrificação às várias peças do motor e evita o desgaste por fricção. Por conseguinte, é essencial ter óleo suficiente antes de ir de férias de carro.
Nível do líquido de refrigeração: Quando em funcionamento, o motor tende a aquecer. O líquido de refrigeração evita o sobreaquecimento.
 

Verifique a pressão e o estado dos pneus antes de arrancar

 

Os pneus podem esvaziar ligeiramente ao longo do tempo. Isto pode afetar o manuseamento do veículo e pode também levar a um maior consumo de combustível, bem como a elevados riscos de acidentes, pelo que é importante verificar a pressão dos pneus antes de uma longa viagem. O mesmo se aplica ao desgaste dos pneus; se necessitarem de substituição em breve, planeie fazê-lo antes de ir de férias. Os pneus têm uma vida útil de 5 anos (degradação da borracha), por isso verifique a data de produção impressa nos seus pneus e assegure-se de que é inferior a 5 anos.
Dica sobre a pressão dos pneus: Os valores de pressão recomendados pelos fabricantes estão normalmente indicados no interior da porta do condutor. Tenha sempre em mente que a carga do carro e o tipo de estrada também têm impacto nos valores de pressão
 

Limpe o habitáculo do seu carro para uma viagem segura

 

A limpeza e desinfeção do interior de um automóvel é um elemento frequentemente negligenciado, mas essencial para a manutenção do automóvel. Partes do habitáculo do condutor que têm uma utilização frequente podem tornar-se locais de reprodução de bactérias, incluindo o volante, a alavanca das mudanças e os ecrãs táteis, bem como os interruptores e botões. A atual pandemia de Covid-19 torna as boas práticas de higiene mais importantes do que nunca, por isso talvez queira aproveitar a oportunidade para passar nestas partes do habitáculo com um desinfetante doméstico básico. 
Também pode usar o ClimSpray™ e o ClimPur™ da Valeo para limpar, desinfetar e proteger o seu habitáculo. Vem como um "spray" que pode ser utilizado por qualquer pessoa. Tem um efeito automático: uma vez pulverizado no habitáculo, desinfeta o interior do veículo em 15 minutos, sem falhas. O produto não só previne a propagação de micróbios infecciosos na origem, como também liberta uma fragrância agradável.
Naturalmente, é também importante verificar se o seu sistema de ar condicionado tem pressão suficiente e se os filtros do habitáculo estão em bom estado.